quarta-feira, 19 de julho de 2023

 

MEDIDA

GENALDO LUIS SIEVERT - M.´.M.´.

Oriente de Curitiba, 21 de maio de 2022

Qual é a medida?

É aquela das nossas necessidades individuais ou das nossas necessidades coletivas.

Os objetos que utilizamos para estimar ou definir uma medida são os mais diversos.

Na maçonaria utilizamos a régua de 24 polegadas como um ponto de partida para os nossos estudos, divagações e, adicionamos, após a medida, mais dois objetos, os quais promovem ação e reação.

A cada ação e reação caberá uma análise sobre o resultado obtido, seja no campo da linguagem verbal, escrita, simbólica, dos significados e seu resultado, a significância. Dada à medida, agimos, quando agimos reagimos ou sofremos a reação.

É a medida que elenca a reflexão, é assim que os pensadores reagem e constroem estradas, as quais pavimentam com suas teorias e resultados – os quais nem sempre – refletem uma verdade incontestável.

A pausa pode ser resultado de uma medida; pode refletir o cansaço resultante de um período exaustivo de trabalho. Tudo podemos medir e consequentemente obter a partir daí um resultado, de forma e conteúdo, por exemplo.

Qualquer que seja o resultado final, sem uma medida inicial, buscaremos medir como chegamos ao resultado, mesmo que involuntariamente.

A medida pode determinar o ponto de partida, como uma caminhada, ou um trajeto a ser percorrido, ponto A até ponto B.

A medida nos Graus maçônicos também é assim; iniciática, caminhada, resultado.

Ação – medir; reação e resultado. Empreender para praticar.

Medir pode nos auxiliar a reconhecer as mais simples e as mais complexas necessidades, seja na vida maçônica ou na profana. Às vezes aplicamos os aprendizados de uma na outra, instintivamente, de acordo com nossas necessidades e percepções.

Na medida certa, coisas certas, na medida errada – ações corretivas.

Aceitar as medidas tomadas pode ser uma questão de responsabilidade, ignorá-las ou transgredi-las é algo “fora da medida”.

Assim como na maçonaria na sociedade civil estabelecida temos medidas para todas as coisas. Medidas transformadas em regras para melhor convivência.

Mas qual a minha medida? É aquela em que a minha medida alcança a medida do outro; a partir daqui utilizamos as medidas de convivência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário