quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PARADIGMA DA COMPLEXIDADE - ANOTAÇÕES DE UM MESTRANDO VI

ANOTAÇÕES DE UM MESTRANDO - VI
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
PPGE – MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: PARADIGMAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
PROFESSORA: Dra. MARILDA APARECIDA BEHRENS
ALUNO: GENALDO LUIS SIEVERT
PARADIGMA DA COMPLEXIDADE: metodologia de projetos, contrato didático, avaliação por portfólio. 31/05/2012
Metodologia de projetos
Contrato didático
Avaliação por portfólio
1) Foco na aprendizagem significativa; 2) Professor e aluno em ação conjunta; 3) Um processo que tenha sentido para os alunos; 4) Pode envolver múltiplas atividades; 5) Leva ao desenvolvimento do espírito crítico-reflexivo com responsabilidade para a formação de valores éticos e solidários, por meio de uma abordagem progressista nas dimensões: individual e coletiva.
1) O aluno deve ter acesso aos programas para entender o que é proposto; 2) Deve se interconectar diretamente com o projeto pedagógico de um curso; 3) Deve, preferencialmente, ser discutido com os alunos; 4) O professor precisa ter clareza das habilidades que serão exigidas nesta modalidade; 5) Todos os critérios deverão constar do contrato: avaliação, prazo de entrega, modalidade da aula, etc.
1) A montagem do portfólio é um modo de ensinar e de avaliar; 2) Entre as possibilidades está o aluno construir (organização das suas produções); 3) Possibilita avaliar ao longo do processo, dar retorno e compor a totalidade; 4) permite coletar produções individuais e coletivas; 5) Proporciona acompanhamento do processo evolutivo e propicia a identificação dos avanços ou identificação das dificuldades.
Referências:
BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis, RJ, 2. ed. Vozes, 2008.
BEHRENS, Marilda Aparecida. AGE, Eliane Mara. Aprendizagem por projetos e os contratos didáticos. Revista Diálogo Educacional, v2, n3, jan/jun 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário