ANOTAÇÕES DE UM
MESTRANDO - VI
PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA
DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
PPGE
– MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: PARADIGMAS
EDUCACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
PROFESSORA: Dra. MARILDA
APARECIDA BEHRENS
ALUNO: GENALDO LUIS SIEVERT
PARADIGMA
DA COMPLEXIDADE: metodologia de projetos, contrato didático,
avaliação por portfólio. 31/05/2012
Metodologia de projetos
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Contrato didático
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Avaliação por portfólio
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1) Foco na aprendizagem
significativa; 2) Professor e aluno em ação conjunta; 3) Um processo que
tenha sentido para os alunos; 4) Pode envolver múltiplas atividades; 5) Leva
ao desenvolvimento do espírito crítico-reflexivo com responsabilidade para a
formação de valores éticos e solidários, por meio de uma abordagem
progressista nas dimensões: individual e coletiva.
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1) O aluno deve ter acesso
aos programas para entender o que é proposto; 2) Deve se interconectar
diretamente com o projeto pedagógico de um curso; 3) Deve, preferencialmente,
ser discutido com os alunos; 4) O professor precisa ter clareza das
habilidades que serão exigidas nesta modalidade; 5) Todos os critérios
deverão constar do contrato: avaliação, prazo de entrega, modalidade da aula,
etc.
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1) A montagem do portfólio
é um modo de ensinar e de avaliar; 2) Entre as possibilidades está o aluno
construir (organização das suas produções); 3) Possibilita avaliar ao longo
do processo, dar retorno e compor a totalidade; 4) permite coletar produções
individuais e coletivas; 5) Proporciona acompanhamento do processo evolutivo
e propicia a identificação dos avanços ou identificação das dificuldades.
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Referências:
BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade: metodologia de
projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis, RJ, 2. ed. Vozes,
2008.
BEHRENS, Marilda Aparecida.
AGE, Eliane Mara. Aprendizagem por
projetos e os contratos didáticos. Revista Diálogo Educacional, v2, n3,
jan/jun 2001.
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