ANOTAÇÕES DE UM
MESTRANDO - IV
PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA
DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
PPGE
– MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: PARADIGMAS
EDUCACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
PROFESSORA: Dra. MARILDA
APARECIDA BEHRENS
ALUNO: GENALDO LUIS SIEVERT
ABORDAGEM
PROGRESSISTA/EDUCAÇÃO POPULAR – 10/05/2012
Escola
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Professor
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Aluno
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Metodologia
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Avaliação
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Estabelecimento de troca, de
inter-relação, de transformação. Caracterizada por ser democrática,
libertadora, dialógica e crítica. “Uma prática educativa assim é uma espécie
de psicanálise histórico-social-cultural e política”. A prática educativa implica ainda processos,
técnicas, fins, expectativas, desejos e frustrações.
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Progressista como educador
e sujeito do processo. Visa estabelecer uma relação horizontal com seus
alunos. Procura estar a serviço dos alunos visando eliminar a visão do aluno
objeto. Nega toda forma de repressão. Assume o papel de mediador, aceita o
questionamento. Aceita contextos diversos. Respeita os alunos e acredita nas
potencialidades destes. Os professores encontram sérios entraves seja por
falta de aprofundamento teórico ou na proposição da prática sem devido
fundamento. Um professor crítico, exigente, sempre entendendo a totalidade.
Postura pedagógica integradora.
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É um participante ativo. Envolve-se
no processo de forma séria e ativa, criativa e crítica. Confiante busca a
relação dialógica. Entende estar em constante transformação. Aprende de
acordo com suas adaptações e confiança. Organiza a sua própria experiência. Papel
participativo. O conteúdo não é de pura alçada ou competência de
especialistas.
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Alicerça-se nas diferentes
formas de diálogo. O educador é crítico exigente e coerente na sua prática
educativa. Visa partir da prática para a problematização, provocando a
catarse e o retorno à prática social. Busca-se a mediação para a realização
da síntese e posterior manifestação dos alunos. Evoca-se a reflexão e
produção do conhecimento. Esta prática converge para a discussão. Reflexão e
diálogo. A investigação temática; a tematização; a problematização.
Interdisciplinaridade.
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Deve ser contínua,
processual e transformadora. Perde o caráter punitivo. A reflexão e a
produção do conhecimento ocupam o espaço que lhes é pertinente. Baseada no
direito dos alunos de saber mais e melhor, de produzir por meio da
experiência social.
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Referências:
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática
pedagógica. Petrópolis, RJ, 4. Ed. Vozes, 2010.
FREIRE, PAULO. Pedagogia da
Esperança. (p. 105 a 136).
GADOTTI, MOACIR. FREIRE, PAULO. Da Pedagogia do oprimido a
ecopedagogia. (Capítulo 8 – p. 99 a 111). In: Perspectivas atuais da educação.
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