quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ABORDAGEM PROGRESSISTA/EDUCAÇÃO POPULAR - ANOTAÇÕES DE UM MESTRANDO IV

ANOTAÇÕES DE UM MESTRANDO - IV
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
PPGE – MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: PARADIGMAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
PROFESSORA: Dra. MARILDA APARECIDA BEHRENS
ALUNO: GENALDO LUIS SIEVERT
ABORDAGEM PROGRESSISTA/EDUCAÇÃO POPULAR – 10/05/2012
Escola
Professor
Aluno
Metodologia
Avaliação
Estabelecimento de troca, de inter-relação, de transformação. Caracterizada por ser democrática, libertadora, dialógica e crítica. “Uma prática educativa assim é uma espécie de psicanálise histórico-social-cultural e política”.  A prática educativa implica ainda processos, técnicas, fins, expectativas, desejos e frustrações.
Progressista como educador e sujeito do processo. Visa estabelecer uma relação horizontal com seus alunos. Procura estar a serviço dos alunos visando eliminar a visão do aluno objeto. Nega toda forma de repressão. Assume o papel de mediador, aceita o questionamento. Aceita contextos diversos. Respeita os alunos e acredita nas potencialidades destes. Os professores encontram sérios entraves seja por falta de aprofundamento teórico ou na proposição da prática sem devido fundamento. Um professor crítico, exigente, sempre entendendo a totalidade. Postura pedagógica integradora.
É um participante ativo. Envolve-se no processo de forma séria e ativa, criativa e crítica. Confiante busca a relação dialógica. Entende estar em constante transformação. Aprende de acordo com suas adaptações e confiança. Organiza a sua própria experiência. Papel participativo. O conteúdo não é de pura alçada ou competência de especialistas.
Alicerça-se nas diferentes formas de diálogo. O educador é crítico exigente e coerente na sua prática educativa. Visa partir da prática para a problematização, provocando a catarse e o retorno à prática social. Busca-se a mediação para a realização da síntese e posterior manifestação dos alunos. Evoca-se a reflexão e produção do conhecimento. Esta prática converge para a discussão. Reflexão e diálogo. A investigação temática; a tematização; a problematização. Interdisciplinaridade.
Deve ser contínua, processual e transformadora. Perde o caráter punitivo. A reflexão e a produção do conhecimento ocupam o espaço que lhes é pertinente. Baseada no direito dos alunos de saber mais e melhor, de produzir por meio da experiência social.
Referências:
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ, 4. Ed. Vozes, 2010.
FREIRE, PAULO. Pedagogia da Esperança. (p. 105 a 136).

GADOTTI, MOACIR.  FREIRE, PAULO. Da Pedagogia do oprimido a ecopedagogia. (Capítulo 8 – p. 99 a 111). In: Perspectivas atuais da educação.

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