ANOTAÇÕES DE UM
MESTRANDO - III
PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA
DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
PPGE
– MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: PARADIGMAS
EDUCACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
PROFESSORA: Dra. MARILDA
APARECIDA BEHRENS
ALUNO: GENALDO LUIS SIEVERT
PARADIGMA
INOVADOR
QUADRO SINÓPTICO - DATA
ENTREGA 26 DE ABRIL DE 2012.
Escola
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Professor
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Aluno
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Metodologia
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Avaliação
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“O ensino deve enriquecer e
aprofundar a relação consigo mesmo, com a família e membros da comunidade
global, com o planeta e com o cosmos”. O que se pretende é que o homem
recupere a visão do todo. Superar a visão fragmentada: o grande desafio. O
desafio para a escola é: unir intelecto e formação através de valores,
sentimentos, solidariedade, tolerância, harmonia. Superação do reducionismo.
O amor, a paixão pelo fazer, a emoção, a intuição devem alicerçar a nova
condição do saber ensinar, aprender ensinando. Saber respeitar as diferenças.
Saber trabalhar em comunidade, compartilhamento. As partes realizando o todo.
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Passa a ter papel
fundamental para a superação do fragmentado. Precisa buscar caminhos
alternativos para uma educação relevante, significativa e competente.
Necessita mais que nunca instigar seus alunos em busca da recuperação de
valores perdidos, (honestidade, solidariedade, igualdade, harmonia).
Necessita poder integrar interculturalmente estimulando a visão planetária
das coisas. Precisa e deve visualizar o aluno como um sujeito pleno e capaz.
Precisa ser um facilitador. Saber aprender com seus erros; saber ouvir,
perceber. Praticar uma pedagogia renovadora estimulando o aluno a
reconhecer-se capaz de realizar as atividades, capaz de buscar opções
possíveis e oriundas da realidade em que vive.
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Vive coletivamente,
compartilha sua humanidade nas redes sociais, mas é único, competente e
motivador. Este aluno é capaz de explorar diversos contextos ao mesmo tempo.
Mesmo assim apenas dois tipos de inteligência são explorados neste contexto:
a linguística e a lógica. Este aluno está adormecido em suas outras inteligências
cabendo ao professor despertar e construir em conjunto novas práticas
educativas. A escola e a família já não são as únicas fontes de conhecimento.
Este aluno necessita que o caminho da ética e da crítica lhe seja mostrado
para que uma nova e justa sociedade se erga.
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Trabalho colaborativo, em
parceria significativa, buscando uma prática pedagógica produtiva, reflexiva
e transformadora com autonomia e qualidade. Relações pessoais e
interpessoais. Saber reconhecer o conhecimento do outro e aprender com isto.
Processo coletivo de ensinar e aprender.
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Visa o crescimento
gradativo e respeita o aluno em suas dificuldades e o eleva em suas virtudes.
O processo avaliativo a está a serviço da construção individual e coletiva. O
erro pode ser o caminho para o acerto.Os alunos devem ser incentivados à
reflexão com o objetivo de lhes estimular a inovação, o questionamento, a
superação de um fracasso. Repensar, fazê-los repensar os processos, avaliar
suas atitudes e reconhecer em si um ser com potencial criativo capaz de
conviver e aprender harmoniosamente.
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Referências:
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática
pedagógica. Petropólis, RJ, 4. Ed. Vozes, 2010.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma compreensão cientifica
dos sistemas vivos. São Paulo:
Cultrix, 2006.
FERGUSON, Marilin. Ver e voar: caminhos para o aprendizado.
In: Conspiração Aquariana. Xerocópia fornecida (capitulo 5-p. 264 a 305).
Global
alliance for transforming education (GATE). Educação 2000. Uma
perspectiva holística. Tradução: Rita de Cássia Santos Vanin.
http;//.hent.org/gate.htm
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