quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PARADIGMA INOVADOR - ANOTAÇÕES DE UM MESTRANDO - III

ANOTAÇÕES DE UM MESTRANDO - III
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
PPGE – MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: PARADIGMAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
PROFESSORA: Dra. MARILDA APARECIDA BEHRENS
ALUNO: GENALDO LUIS SIEVERT
PARADIGMA INOVADOR
QUADRO SINÓPTICO - DATA ENTREGA 26 DE ABRIL DE 2012.
Escola
Professor
Aluno
Metodologia
Avaliação
“O ensino deve enriquecer e aprofundar a relação consigo mesmo, com a família e membros da comunidade global, com o planeta e com o cosmos”. O que se pretende é que o homem recupere a visão do todo. Superar a visão fragmentada: o grande desafio. O desafio para a escola é: unir intelecto e formação através de valores, sentimentos, solidariedade, tolerância, harmonia. Superação do reducionismo. O amor, a paixão pelo fazer, a emoção, a intuição devem alicerçar a nova condição do saber ensinar, aprender ensinando. Saber respeitar as diferenças. Saber trabalhar em comunidade, compartilhamento. As partes realizando o todo.
Passa a ter papel fundamental para a superação do fragmentado. Precisa buscar caminhos alternativos para uma educação relevante, significativa e competente. Necessita mais que nunca instigar seus alunos em busca da recuperação de valores perdidos, (honestidade, solidariedade, igualdade, harmonia). Necessita poder integrar interculturalmente estimulando a visão planetária das coisas. Precisa e deve visualizar o aluno como um sujeito pleno e capaz. Precisa ser um facilitador. Saber aprender com seus erros; saber ouvir, perceber. Praticar uma pedagogia renovadora estimulando o aluno a reconhecer-se capaz de realizar as atividades, capaz de buscar opções possíveis e oriundas da realidade em que vive.
Vive coletivamente, compartilha sua humanidade nas redes sociais, mas é único, competente e motivador. Este aluno é capaz de explorar diversos contextos ao mesmo tempo. Mesmo assim apenas dois tipos de inteligência são explorados neste contexto: a linguística e a lógica. Este aluno está adormecido em suas outras inteligências cabendo ao professor despertar e construir em conjunto novas práticas educativas. A escola e a família já não são as únicas fontes de conhecimento. Este aluno necessita que o caminho da ética e da crítica lhe seja mostrado para que uma nova e justa sociedade se erga.
Trabalho colaborativo, em parceria significativa, buscando uma prática pedagógica produtiva, reflexiva e transformadora com autonomia e qualidade. Relações pessoais e interpessoais. Saber reconhecer o conhecimento do outro e aprender com isto. Processo coletivo de ensinar e aprender.
Visa o crescimento gradativo e respeita o aluno em suas dificuldades e o eleva em suas virtudes. O processo avaliativo a está a serviço da construção individual e coletiva. O erro pode ser o caminho para o acerto.Os alunos devem ser incentivados à reflexão com o objetivo de lhes estimular a inovação, o questionamento, a superação de um fracasso. Repensar, fazê-los repensar os processos, avaliar suas atitudes e reconhecer em si um ser com potencial criativo capaz de conviver e aprender harmoniosamente.
Referências:
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petropólis, RJ, 4. Ed. Vozes, 2010.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma compreensão cientifica dos sistemas vivos.  São Paulo: Cultrix, 2006.
FERGUSON, Marilin. Ver e voar: caminhos para o aprendizado. In: Conspiração Aquariana. Xerocópia fornecida (capitulo 5-p. 264 a 305).
Global alliance for transforming education (GATE). Educação 2000. Uma perspectiva holística. Tradução: Rita de Cássia Santos Vanin.

http;//.hent.org/gate.htm 

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