ANOTAÇÕES DE UM
MESTRANDO - V
PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA
DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
PPGE
– MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: PARADIGMAS
EDUCACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
PROFESSORA: Dra. MARILDA
APARECIDA BEHRENS
ALUNO: GENALDO LUIS SIEVERT
ABORDAGEM
DO ENSINO COM PESQUISA – 21/05/2012
Escola
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Professor
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Aluno
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Metodologia
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Avaliação
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Os sujeitos do processo precisam
gestar projetos conjuntos; a escola deve ser inovadora fazendo com que os
sujeitos do processo se reconheçam como capazes de inovar e produzir
conhecimentos.
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O docente é o mediador do
processo para uma construção critica e criativa do processo educativo. Este
docente preocupa-se em ampliar e emancipar a si e aos seus alunos, é parceiro
e busca na aliança com seus alunos a ampliação do universo do conhecimento.
Usa sua autoridade de professor para auxiliar a construir o novo de forma
prazerosa. Desta forma poderá estar contribuindo para a produção da ciência e
da tecnologia.
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Este aluno deverá
tornar-se um sujeito: questionador, investigativo, crítico, se capaz de viver
com ética, ser autônomo, ser capaz de refletir criticamente, argumentando e problematizando
para construí-lo em conjunto, ter iniciativa. É aquele que faz acontecer.
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Assentada na produção do
conhecimento pelos sujeitos envolvidos. O desafio aqui é fazer a
ultrapassagem, deixando à margem o ensino livresco e conservador. A pesquisa
orientada deverá produzir conhecimento ao invés de reorganizá-lo como o
fazemos em prateleiras. O conteúdo nesta metodologia deverá sobrepor-se ao
volume, a qualidade e a produção de novos conhecimentos é que definirá a real
produção dos sujeitos envolvidos. Esta ação poderá criar um novo ambiente. Em
suma o ensino por projeto deve levar a pensar, a ter postura, consciência e respeito
para apropriar-se e produzir conhecimentos.
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É processual, contínua e
participativa. O acompanhamento deve ser norteado por critérios discutidos
entre os sujeitos do processo. Acordo entre as partes de forma clara. A
punição é substituída pelo entendimento. É para conduzir o aluno a refletir,
defender ideias, criar, inovar, construir e projetar para um novo
conhecimento relevante e significativo.
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Referências:
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática
pedagógica. Petrópolis, RJ, 4. Ed. Vozes, 2010.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 8. ed. Campinas,
SP: Autores Associados, 2007.
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