quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ABORDAGEM DO ENSINO COM PESQUISA - ANOTAÇÕES DE UM MESTRANDO V

ANOTAÇÕES DE UM MESTRANDO - V
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
PPGE – MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: PARADIGMAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
PROFESSORA: Dra. MARILDA APARECIDA BEHRENS
ALUNO: GENALDO LUIS SIEVERT
ABORDAGEM DO ENSINO COM PESQUISA – 21/05/2012
Escola
Professor
Aluno
Metodologia
Avaliação
Os sujeitos do processo precisam gestar projetos conjuntos; a escola deve ser inovadora fazendo com que os sujeitos do processo se reconheçam como capazes de inovar e produzir conhecimentos.
O docente é o mediador do processo para uma construção critica e criativa do processo educativo. Este docente preocupa-se em ampliar e emancipar a si e aos seus alunos, é parceiro e busca na aliança com seus alunos a ampliação do universo do conhecimento. Usa sua autoridade de professor para auxiliar a construir o novo de forma prazerosa. Desta forma poderá estar contribuindo para a produção da ciência e da tecnologia.
Este aluno deverá tornar-se um sujeito: questionador, investigativo, crítico, se capaz de viver com ética, ser autônomo, ser capaz de refletir criticamente, argumentando e problematizando para construí-lo em conjunto, ter iniciativa. É aquele que faz acontecer.
Assentada na produção do conhecimento pelos sujeitos envolvidos. O desafio aqui é fazer a ultrapassagem, deixando à margem o ensino livresco e conservador. A pesquisa orientada deverá produzir conhecimento ao invés de reorganizá-lo como o fazemos em prateleiras. O conteúdo nesta metodologia deverá sobrepor-se ao volume, a qualidade e a produção de novos conhecimentos é que definirá a real produção dos sujeitos envolvidos. Esta ação poderá criar um novo ambiente. Em suma o ensino por projeto deve levar a pensar, a ter postura, consciência e respeito para apropriar-se e produzir conhecimentos.
É processual, contínua e participativa. O acompanhamento deve ser norteado por critérios discutidos entre os sujeitos do processo. Acordo entre as partes de forma clara. A punição é substituída pelo entendimento. É para conduzir o aluno a refletir, defender ideias, criar, inovar, construir e projetar para um novo conhecimento relevante e significativo.
Referências:
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ, 4. Ed. Vozes, 2010.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário