quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sobre disciplina e construção social

            Disciplina, conceitualmente: “disciplina significa etimologicamente discípulo, aquele que segue. Refere-se, também, a qualquer área de conhecimento estudada e ministrada. Aqueles que seguem uma disciplina podem ser chamados de discípulos.”

Por si só a disciplina pode significar ordem em ambientes comuns ou privados. É de fato admirável quando observamos que o sucesso em determinados empreendimentos acontece por conta da disciplina de seus formuladores. Dizemos constantemente que para sermos bem sucedidos na vida temos que praticar diariamente atos de disciplina, coerência e bom senso. Por outro lado observamos que durante a nossa evolução pessoal tem importância impar a indisciplina, a observação do caos individual, familiar e social. Se assim não fosse que capacidade de discernimento e análise de comparação teríamos?

Se apenas ouvir e concordar é um ato de disciplina deixamos de existir como indivíduos em liberdade; fato inquestionável é a nossa liberdade de pensar. Como pensadores, só conseguimos comparar, se livres para analisar e para expressar! Toda a construção evolutiva da humanidade está sedimentada sobre a capacidade de pensar, refletir, comparar, analisar sob as mais diferentes óticas, de aceitação ou de uma possível refutação do pensamento expresso ou demonstrado. A disciplina como elemento de construção ou desenvolvimento social é ferramenta dinâmica e utilizada adequadamente leva a grandes conquistas políticas e econômicas, que se traduzem em benefícios nas mais diferentes áreas, assim medicina, produção de alimentos, literatura, pesquisas cientificas, alianças políticas e comerciais, entre outras ações realizadas pela espécie humana são beneficiadas com a utilização da disciplina. Creio que a disciplina também está estreitamente relacionada à sensibilidade, percepção e capacidade de querer realizar. A construção de qualquer obra, por mais elementar que seja está diretamente relacionada aos aspectos distintos da disciplina, entre eles o respeito, a abnegação, a aceitação, o perdoar, a discrição, a organização, a ordenação. Vejamos por exemplo a nossa caminhada nos estudos: quão boa será se não for atrelada aos aspectos elementares da disciplina como horário de comparecimento, prazos para entrega de trabalhos, tempo para reflexões coletivas, para realização de reuniões com os amigos, para visitação a outras instituições de ensino. A prática das atividades diárias está intimamente atrelada aos aspectos da disciplina, pois, esta nos leva à reflexão. O pensar nos permite diferenciar, questionar, apresentar soluções, idéias as mais variadas. O abstrato do nosso pensamento não pode ser retirado à força, porém, com disciplina e bons argumentos podemos dividi-lo com nossos pares e com a sociedade em geral para bom e frutífero uso. Devo acrescentar, ainda, que a importância da disciplina como elemento de construção social está atrelado ao elemento da divisão, ou seja, aquilo que acumulamos durante a nossa caminhada não pode ser utilizado como energia para um acumulador, que se esgotará em algum momento futuro e sim dividido com aqueles que estão aptos a receber o conhecimento, orientação, instrução, bases para argumentação e reaproveitamento do saber. A disciplina como elemento de construção social, geradora de conhecimento, e da tradição, irá proporcionar aos construtores sociais, capacidade para a utilização da mesma para elaborar ações de caridade e de beneficência.

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