Estrutura e estratégias de um curso online sob a ótica da
teoria.
Genaldo
Luis Sievert[1] SIEVERT, G.L.
Elizete
Lucia M. Matos[2]
Elizete.matos@pucpr.br
Aceito, apresentado e publicado na Ata do XXII Colóquio da AFIRSE - PORTUGAL.
ID-161 p. 676-685. ISBN-9789898272256-2015. Universidade de Lisboa
RESUMO
Este artigo é um recorte de uma
Dissertação e tem por objetivo descrever a avaliação realizada em uma estrutura
de um curso online, bem como
identificar as melhores estratégias, utilizando como suporte as teorias
desenvolvidas pelos seguintes autores: Harasim (2005), Mattar (2012), Palloff e
Pratt (2004), Silva (2010) e Behar (2009), Moore (2010), Kenski (2012),
Belinski (2009), Torres (2003), Vaillant (2012). O curso online foi desenvolvido na plataforma Eureka, um Ambiente Virtual
de Aprendizagem. A pesquisa realizada é exploratória, qualitativa e executada
em cinco salas virtuais. A seguinte metodologia foi utilizada: a) acesso ao
Plano de Trabalho; b) Expansão do conteúdo de cada Unidade de Ensino; c)
Expansão de cada Atividade das Unidades de Ensino; d) Abertura de arquivos e
checagem dos conteúdos; e) Acompanhamento dos Chats, Fóruns e troca de mensagens. Para chancelar a análise um
Quadro de checagem da teoria utilizada foi elaborado. A análise apurou aspectos
relevantes como: importância do Fórum como estratégia de integração e
ambientação, além das trocas de mensagens, conteúdos apropriados,
reconhecimento de diferenças regionais na temática do curso, uma prévia
ambientação além de feedback positivo
por parte dos participantes quanto ao conteúdo apropriado e estratégias de
desenvolvimento do curso online. Os
aspectos negativos foram a aplicação dos Chats
e a falta de feedback de alguns
professores.
PALAVRAS-CHAVE
Avaliação. AVA. Estratégia. Curso online. Educação a Distância.
RÉSUMÉ
Cet article est un extrait d'un Mémoire de
maîtrise et a pour objectif de décrire l'évaluation réalisée dans une structure
d'un cours en ligne, ainsi que
d'identifier les meilleures stratégies, en utilisant comme support les théories
développées par les auteurs suivants: Harasim (2005), Mattar (2012) , Palloff
et Pratt (2004), Silva (2010) et Behar (2009), Moore (2010), Kenski (2012),
Belinski (2009), Torres (2003), Vaillant (2012). Le cours en ligne a été développé à la plate-forme Eureka, un environnement
virtuel d'apprentissage. La recherche réalisée est exploratoire, qualitative et
effectuée sur cinq salles virtuelles. La méthodologie suivante a été utilisée:
a) Accès au Plan de Travail; b) Expansion du contenu de chaque Unité
d'Enseignement; c) Expansion de chaque Activité d'Unités d'Enseignement; d)
Ouverture de fichiers et vérification des contenus; e) Accompagnement des chats, des forums et échange de
messages. Un cadre de vérification de la théorie utilisée a été élaboré pour
autentifier l'analyse. L'analyse a identifié des aspects pertinents comme:
l’importance du Forum comme une stratégie d'intégration et d'adaptation, en
plus de l'échange de messages, des contenus appropriés, la reconnaissance des
différences régionales dans le thème du cours, une adaptation préalable en plus
d’un feedback positif de la part des
participants en ce qui concerne le contenu approprié et les stratégies de
développement du cours en ligne. Les
aspects négatifs ont été l'application des
chats et de l'absence de feedback de certains enseignants.
MOTS-CLÉS
Évaluation. AVA. Stratégie. Cours en ligne. Éducation à Distance.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo tem o propósito de
descrever a avaliação da estrutura de um curso online desenvolvido na plataforma Eureka da Pontifícia Universidade
Católica do Paraná, no ano de 2012, e o objetivo é identificar os aspectos e
estratégias relevantes durante a realização do curso apontada pelos
participantes, bem como da pertinência dos conteúdos apresentados pelos
professores aos alunos no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
O curso em análise foi
desenvolvido e composto por cinco salas virtuais e o primeiro momento foi o de realização
de um Fórum de ambientação.
Ao final do curso um último
Fórum foi aplicado com a intenção de obter dos participantes as manifestações
de satisfação ou insatisfação, bem como para a apresentação de sugestões para
aprimoramento em cursos online no
futuro.
2. DESENVOLVIMENTO
As atividades iniciais do curso online foram marcadas pela ambientação ao sistema Eureka e pela
realização de um Fórum inicial para cada uma das cinco salas virtuais. Muitas
atividades marcaram o primeiro momento, como por exemplo, enviar uma mensagem
de boas vindas a todos os participantes do curso, via e-mail, e, além de
participar do Fórum os alunos também deveriam postar materiais na pasta da sala,
bem como efetuar a postagem de links de acordo com a orientação contida nas
duas Unidades iniciais.
Nesse
sentido é importante o que apontam Palloff e Pratt (2004, p. 107) que acreditam
que:
[...] a primeira semana de um curso on-line deve ser
utilizada para as atividades de construção da comunidade, tais como o envio de
apresentações pessoais e dados biográficos, discussão de objetivos de
aprendizagem e das diretrizes do curso. Isso estabelece o ambiente adequado
para o curso on-line, antecipa aos
alunos o que acontecerá no curso durante o semestre, ajudando-os a desenvolver
expectativas realistas sobre o tempo que precisarão dedicar ao curso.
Diante destas considerações iniciais apresentamos a seguir
um Quadro no qual estão identificadas todas as Unidades do curso online.
Quadro 1 – Estrutura
do curso online
Unidade 01
|
Informações Básicas
|
Unidade 02
|
Fórum de Ambientação e Integração
|
Unidade 03
|
Atendimento pedagógico educacional do escolar em
tratamento de saúde
|
Unidade 04
|
Políticas Públicas Educacionais voltadas ao escolar
em tratamento de saúde
|
Unidade 05
|
Mudança de Paradigmas na educação e na saúde
|
Unidade 06
|
Educação e Saúde: cuidados básicos do professor no
atendimento pedagógico
|
Unidade 07
|
SAREH – Serviço de Atendimento à Rede de
Escolarização Hospitalar
|
Unidade 08
|
Escolarização hospitalar e atendimento pedagógico
domiciliar – SME
|
Unidade 09
|
Contação de história
|
Unidade 10
|
Múltiplas linguagens
|
Unidade 11
|
Portfólio
|
Unidade 12
|
Fórum: Seminário final
|
Fonte: os autores 2013.
Os conteúdos são essenciais na educação à distância e devem
ser preparados pelos próprios professores com o objetivo de se evitar a
utilização de materiais elaborados por conteudistas. Mattar (2012) ressaltada
que tal condição pode levar a situações embaraçosas e que causam desconforto ao
Moderador. Para Behar (2009, p. 27), o conteúdo é “o que” será trabalhado. A
autora salienta que este pode ser desde um simples material instrucional,
páginas da Web, objetos de
aprendizagem e algumas vezes um software.
Se junta a estes fatores o design do material, além de aspectos pedagógicos, se
é motivador e interativo e a disponibilização dos materiais. Não bastam trazer
do ensino presencial os conteúdos, pois, não há como transferir uma proposta do
presencial para o virtual Behar et al (2009); Palloff e Pratt (2004) e, Silva (2010,
p. 215) que salienta: “O professor precisará estar em sintonia com o desenho
didático do curso para não subutilizá-lo e, a partir dele, formar e educar”.
A estruturação e a ordem de apresentação dos conteúdos
tornam-se, desta forma, fator de sucesso e bom desenvolvimento por parte dos
alunos. Para extração dos dados do Plano de Trabalho do AVA foi estabelecido o
seguinte método: a) acesso ao Plano de Trabalho; b) Expansão do conteúdo de
cada Unidade de Ensino; c) Expansão de cada Atividade das Unidades de ensino;
d) abertura de arquivos e checagem dos conteúdos; e) acompanhamento dos Chats, Fóruns e troca de mensagens[3].
Visto que as atividades iniciais foram de Ambientação vamos
a partir de agora nos ater às Unidades.
A Unidade 03 (U03): o professor utilizou oito vídeos e a leitura
de cinco frases de autoria de Paulo Freire. Após isto o aluno é convidado a
elaborar um conceito inicial sobre o atendimento pedagógico a escolares em
tratamento de saúde; em seguida deverá enviar o arquivo salvo clicando em
“Enviar Trabalho”; além do material para leitura, conteúdo em Power Point, seria utilizado durante a
realizado de um Chat.
Quanto ao Chat é
relevante o que descreve Mattar (2012, p. 119): “Entretanto, é muito
interessante que sejam propostos, antes dos Chat,
alguns temas, textos para leitura, links, vídeos, etc., para que os
participantes cheguem preparados para o debate”.
A Unidade 04 (U04): denominada “Políticas Públicas
Educacionais voltadas ao escolar em tratamento de saúde”, é composta por duas
atividades. Nesta Unidade os professores utilizaram apresentação em Power Point, com 56 lâminas e um vídeo,
além de um artigo.
Para tal foi solicitado aos alunos que realizassem a
leitura do artigo e do conteúdo da apresentação e, também, assistir ao vídeo.
Após a realização destas tarefas os alunos deveriam elaborar um parágrafo, até
cinco linhas, a respeito das Políticas Públicas voltadas para a Educação
Hospitalar, no Brasil ou no seu Estado. Após esta etapa os alunos deveriam
socializar com seus colegas por intermédio de um Fórum.
A Unidade 05 (U05). Esta Unidade com o tema “Mudanças de
Paradigmas na Educação e na Saúde” tem por objetivo desenvolver o senso crítico
do aluno situando-o no ambiente complexo em que vivemos nas últimas décadas do
século XX e início do XXI e que exigirá destes profissionais uma reflexão para
a prática de novas abordagens de forma inovadora e adaptada aos alunos em
tratamento de saúde em hospitais e/ou domicílio.
O desenvolvimento da Unidade exigiu a leitura de um texto,
assistir a um vídeo e, após isto, a apresentação de um texto em que o
aluno/professor deveria estar relatando uma experiência que pode ser
considerada inovadora na prática de atendimento escolar hospitalar.
Para desenvolvimento da Unidade 06 (U06) intitulada
“Educação e saúde: cuidados básicos do professor no atendimento pedagógico”,
compostas por duas atividades foram propostos: a leitura de um artigo
destacando a relevância do professor no contexto hospitalar, assistir a seis
vídeos relacionados à temática e um vídeo de boas vindas. Durante o Fórum, além
de realizar um comentário sobre a atividade desta Unidade de ensino estariam
respondendo a questionamentos do professor.
A Unidade 07 (U07), intitulada “Conhecendo o SAREH –
Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar”.
As atividades a realizar foram: leitura de um texto e de
uma apresentação em Power Point, além
de links de atividades relacionadas à legislação. Além destes elementos foram
disponibilizados links de uma
webconferência disponível no site da Secretaria de Estado da Educação do
Paraná, com duração de 46’ (minutos) e o segundo link apontando para um vídeo
disponível no site do YouTube.
Como atividade complementar os alunos/professores deveriam,
após assistir aos vídeos e a realização das leituras apresentar um texto com
relato de uma experiência no atendimento ao escolar em tratamento de saúde.
A Unidade 08 (U08) foi intitulada “Escolarização Hospitalar
e Atendimento Pedagógico Domiciliar”.
O objetivo desta Unidade foi conduzir o aluno/professor à
compreensão do que é realizado pela Secretaria Municipal da Educação de
Curitiba.
Foram disponibilizados vídeos, além de diversos textos
pertinentes à escolarização hospitalar, política do atendimento pedagógico
domiciliar, orientações a este atendimento e aspectos legais com destaque para
a legislação que apoia esta atividade.
A Unidade 09 (U09) trouxe ao contexto um aspecto que tem
permeado a história da humanidade: a Contação de História. Durante esta Unidade
os participantes foram convidados a destacar a importância da Contação de
História na formação do indivíduo no processo de ensino e aprendizagem durante
o tratamento de saúde[4].
Um texto e um link
foram utilizamos como material de apoio.
A professora/tutora apresentou diversos links de filmes e de campanhas
publicitárias para orientar o aluno/professor em formação continuada quanto à
pertinência do assunto desta Unidade.
A Unidade 10 (U10), com o título “Múltiplas Linguagens”
teve como objetivo dar subsídios teóricos a respeito do tema objetivando a
reflexão sobre a importância desta temática para aplicação aos escolares em
tratamento de saúde.
Assim, foram apresentados dois textos e um link, sendo que os alunos/professores
deveriam escolher um dos textos, acessar ao link
de um vídeo, apresentar um link
criativo, também de um vídeo, e participar do Fórum pertinente à temática.
Unidade 11 (U11) com o tema “Portfólio Digital” teve como
objetivo o seguinte: orientar o aluno/professor sobre como deveria elaborar o
seu Portfólio Digital, sendo este elemento da avaliação do curso. Acrescido a
estas atividades foi proposta a realização de um Chat com participação não obrigatória.
A Unidade 12 (U12) foi organizada com o propósito de
realização de um “Seminário de Debate Coletivo sobre o Curso Online”, com a intenção de obter, em um
último momento de interação, as impressões, positivas ou negativas dos
alunos/professores, além de haver a solicitação de apresentação de sugestões, é
solicitado, também, que o participante deixe uma mensagem a todos que
compartilharam este espaço virtual, podendo ainda, interagir com os demais.
E para comprovar se as estratégias e conteúdos foram de
encontro às afirmações de autores já consagrados adicionamos abaixo o Quadro 2
que servirá para a verificação da relevância dos conteúdos e estratégias
elencadas pelos professores do curso online.
Quadro 2 – Checando
as recomendações dos autores citados.
Aspecto
relevante
|
Autor
|
Elemento
teórico citado
|
O início dos trabalhos
|
Harasim (2005)
|
“o professor precisa determinar de que tipo
de treinamento os alunos precisam – se deve começar o trabalho em grupo ou
aos poucos implementá-lo”.
|
O professor deve elaborar as atividades
|
Mattar (2012),
|
“o professor de EaD deve também elaborar o
design das atividades que utilizará com os alunos. Em termos gerais as
atividades podem ser divididas em síncronas e assíncronas”.
|
Reconhecer o modo diferente do ensino online
|
Pallof e Pratt (2004)
|
“reconhecer os modos diferentes pelos quais
os alunos podem responder às técnicas de ensino on-line e estar sensível às barreiras culturais e aos obstáculos
são outros meios de fazer com que a sala de aula on-line se torne mais aberta a diferentes culturas”.
|
Sintonia com a estrutura da plataforma
utilizada
|
Silva (2010)
|
“o professor precisará estar em
sintonia com o desenho didático do curso para não subutilizá-lo e, a partir
dele, formar e educar”.
|
Conteúdo apropriado ao ambiente
|
Behar (2009)
|
“não transferir o conteúdo do
ensino presencial para o virtual, simplesmente”.
|
Fonte: os autores
2013.
Uma das ações determinantes para o sucesso do curso online foi o primeiro momento ocorrido
durante o Fórum de ambientação. Uma acentuada participação de todos os
envolvidos no curso resultou em 1121 ações de interação. Os diálogos textuais
apresentavam mensagens de apresentação pessoal e de experiencias profissionais
e até mesmo pessoais. Isto tornou o ambiente cordial e provocou ao longo do
curso um alto índice de participação em todos os Fóruns realizados.
Os processos interacionais são originados quando os alunos
virtuais são chamados a refletir e, esta é uma qualidade fundamental aos
participantes de um curso online
visto que a estes será solicitada a participação em Fóruns ou Chats em momentos específicos e para o
início de uma destas atividades, quase sempre, os professores/tutores utilizam
um texto, um vídeo, ou mesmo uma mensagem instigante, para dar início à tarefa.
Palloff e Pratt (2004, p. 32) entendem que: “O fato de apenas pedir aos alunos
para responderem às questões de discussão e às mensagens de seus colegas é o
suficiente para dar início ao processo de reflexão”; já Moore (2010, p.
152-153), nos apresenta três tipos de interação distintos que podem
caracterizar-se como: aluno/conteúdo, aluno/instrutor e aluno/aluno; Kenski
(2012, p. 120), nos apresenta uma interessante reflexão de Amir Klink quanto a
este aspecto: “Sem a interação e a colaboração permanente das pessoas, o
navegador jamais conseguiria levar adiante seus audaciosos projetos”; Belinski
(2009, p. 92-93) destaca com relação ao aluno: “O importante é planejar como
será a interação, se mais constante ou pontual. Para o aluno é importante criar
um sentimento de pertencer a um grupo, principalmente em cursos mais longos,
como uma graduação de quatro anos”. Já Torres (2003, p. 36-37) destaca a
importância do trabalho colaborativo para a educação à distância e aponta que
há inúmeras soluções pedagógicas que podem auxiliar na superação do paradigma
do trabalho individualizado. Salienta que as soluções online visam à construção
do saber no grupo ou no indivíduo quando destinado a neutralizar a redução do
distanciamento físico e temporal. Um Fórum é uma das ferramentas mais adequadas
para dialogar em um ambiente online.
Segundo Vaillant (2012, p. 210), “a comunicação
assincrônica através do fórum de discussão foi a que mais atenção recebeu de
pesquisadores”. Não poderia ser diferente nos Fóruns propostos para os
profissionais neste curso online.
E a estratégia de explorar os Fóruns durante o transcorrer
do curso gerou confiança nos participantes, estimulou o diálogo textual e
aumentou a amplitude do relacionamento virtual que deve permear um curso online.
3. CONSIDERAÇÕES
Podemos considerar que elementos de importância fundamental
foram alcançados como: conteúdo elaborado/organizado pelos professores/tutores,
a sintonia dos conteúdos com a proposta do Curso, reconhecimento das diferenças
culturais regionais entendendo que não ha apropriação de uma ação específica já
realizada em um estado brasileiro como modelo, o início com a participação de
todos no reconhecimento do ambiente virtual e de um Fórum inicial de
socialização.
Outros pontos importantes ao longo do Curso Online foram as atividades realizadas
com o apoio de Fóruns e Chats. Nestes
espaços de comunicação assíncrona e síncrona é que ocorreram momentos
relevantes, sendo possível, perceber nas participações dos alunos/professores e
dos professores/tutores uma enorme vontade para interagir trocando experiências
pessoais e profissionais em um campo de atuação específico e que se desenvolve
em um ambiente dinâmico onde as exigências profissionais e de equilíbrio
pessoal são fundamentais. E as melhores estratégias foram as aplicações de
fóruns e a disponibilização de vídeos e a aplicação do portfólio. As que
obtiveram mais considerações negativas foram o Chat e as eventuais faltas em devolutivas por parte dos
professores/tutores, apontadas que foram pelos alunos/professores.
Quanto às negativas pertinentes aos Chats é cabível esclarecer que se deveu em alguns casos à falta de
familiaridade/habilidade do participante com a dinâmica ocorrida nestes
momentos; a rolagem da caixa de diálogos gera dificuldades de leitura e
reflexão para alguns dos envolvidos no processo.
Abaixo apresentamos o Quadro 3 no qual é possível perceber
o grau de satisfação/insatisfação dos alunos/professores que participaram do
curso online e que comprova a
pertinência dos conteúdos abordados, a interação e compartilhamento.
Quadro 3 – Checando
as manifestações dos participantes[5]
Identificação do aluno/professor
|
Manifestação
|
A11
|
O curso teve uma boa
organização. Ensinou-nos a lidar com as ferramentas da internet, para depois
adentrar ao assunto propriamente do curso.
|
A48
|
A participação e a interação
com vários colegas e tutores foi um dos fatores relevantes que promoveram
trocas de informações e conhecimentos que poderão ser utilizados em nosso
cotidiano. O material do curso foi muito bem escolhido e o atendimento às
nossas solicitações foi relevante e prontamente atendido.
|
B43
|
Com relação a
impressão sobre o curso considero que teve somente pontos positivos, porque
às leituras que realizei foram muito relevantes, pois os conteúdos dos
documentos encaminhados eram de teor crítico e reflexivo, que proporcionaram
aprofundar meus conhecimentos, bem como, perceber com as trocas realizadas
que não estou sozinha nas dificuldades e anseios. O que me agradou desde o
inicio foi a relação humana dos moderadores com os cursistas, pois quando eu
entrava no EUREKA para acessar o plano de estudo, os e-mails, eu me sentia em
casa, pelo cuidado e atenção com que haviam elaborado a unidade, e também nas
mensagens enviadas [...].
|
C2
|
As atividades propostas tiveram uma sequência lógica,
proporcionando um aprofundamento teórico necessário, principalmente em nosso
campo de ensino – Educação Hospitalar. Os materiais postados como suporte à
leitura e os vídeos também, tiveram uma riqueza tanto em conteúdo, quanto nas
mensagens de força, perseverança no dia a dia de nosso trabalho.
|
D10
|
A equipe muito organizada, a começar pelo 1° vídeo de
apresentação das tutoras que se fizeram presentes durante todo o tempo. Os
materiais são ótimos, como sou tutora em EAD, aproveitei muitos deles, e
guardei todo o material para futuros trabalhos. [...] Outro diferencial nesta
formação continuada, são as oportunidades de publicações que foram dadas aos
cursistas! Enfim, o conteúdo estava sob medida, as estratégias utilizadas
foram diversificadas e os tutores de alto nível de conhecimento.
|
E32
|
Os textos, os vídeos, as trocas de experiência
através dos fóruns e chats, enfim, todo o material disponibilizado e a
metodologia empregada contribuíram para a aquisição de novos conhecimentos
que, com certeza, farão a diferença no meu desempenho profissional.
|
D24
|
Senti falta das devolutivas referentes às tarefas
entregues por parte de alguns professores, creio que poderia ter acontecido.
|
D3
|
Poucos professores responderam as atividades, pastas,
portfólio. Os chats foram pouco acessados e a troca bem restrita. Os orientadores
poderiam comentar as publicações do fórum com perguntas provocativas para
respostas mais aprofundadas.
|
Fonte: os autores 2013.
Diante das manifestações e da checagem do que foi aplicado
no curso online e do que os autores citados enfatizam, é possível afirmar que
houve a realização de um curso online
pertinente, com temática apropriada e inserida de forma específica em um
cenário de atuação único, a atividade de apoio ao escolar hospitalizado e/ou em
tratamento de saúde em domicilio.
REFERÊNCIAS
BEHAR,
Patricia Alejandra (Org.). Modelos
pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BELINSKI,
Ricardo. Suporte ao aluno. Curitiba:
IESDE, 2009.
HARASIM,
Linda [et al]. Redes de aprendizagem: um
guia para ensino e aprendizagem on-line. São Paulo: Editora Senac São Paulo,
2005.
KENSKI,
Vani Moreira. Tecnologias e ensino
presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MATTAR,
João. Tutoria e interação em educação a
distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
MATOS,
E.L.M.; MUGIATTI, M.T.F. Pedagogia
Hospitalar. Curitiba: Campagnat, 2001.
MOORE,
Michael G. Educação a Distância: Uma
Visão Integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
PALLOFF,
Rena M. PRATT, Keith. O aluno virtual: um
guia para trabalhar com estudantes on-line.
Porto Alegre: Artmed, 2004.
SIEVERT, G. L. Formação online para
professores que atuam com alunos em tratamento de saúde. Orientadora:
Elizete Lúcia Moreira Matos. Curitiba: PUCPR, 2013.
SILVA,
Marco. PESCE, Lucila. ZUIN, Antônio (Ogs.). Educação online: cenário,
formação e questões didático-metodológicos. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010.
TORRES,
Patricia Lupion. Pioneirismo em educação
a distância. Natal, RN: CEFET, 2003.
VAILLANT, Denise. MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba:
Ed. UTFPR, 2012.
[1] Mestre em
Educação pelo Programada de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Especialista em
Formação Pedagógica do Professor Universitário; Especialista em Formação
Estratégica de Custos e Preços; Administrador de Empresas; Professor
Universitário.
[2] Doutora em Engenharia da
Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Mestre em Educação
pela Universidade Católica do Paraná-PUCPR, Pedagoga, Especialista em
Psicopedagogia e Recursos Humanos pela PUCPR, Coordenadora dos cursos de
Especialização em Formação Pedagógica do Professor Universitário, Pedagogia
Hospitalar e Tecnologias Educacionais e professora titular da PUCPR. Docente do
Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do curso de Pedagogia.
[4] Para conhecer outros projetos específicos e aplicados
na cidade de Curitiba, PR, Brasil, consultar Matos e Mugiatti (2001).
[5] Os códigos de
identificação dos alunos/professores foram mantidos de acordo com o conteúdo
original constante em: SIEVERT, G. L. Formação
online para professores que atuam com
alunos em tratamento de saúde. Orientadora: Elizete Lúcia Moreira Matos.
Curitiba: PUCPR, 2013.
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