terça-feira, 19 de maio de 2015

Estrutura e estratégias de um curso online sob a ótica da teoria.

Estrutura e estratégias de um curso online sob a ótica da teoria.

Genaldo Luis Sievert[1] SIEVERT, G.L.
Elizete Lucia M. Matos[2]
Elizete.matos@pucpr.br


Aceito, apresentado e publicado na Ata do XXII Colóquio da AFIRSE - PORTUGAL.
ID-161 p. 676-685. ISBN-9789898272256-2015. Universidade de Lisboa

RESUMO
Este artigo é um recorte de uma Dissertação e tem por objetivo descrever a avaliação realizada em uma estrutura de um curso online, bem como identificar as melhores estratégias, utilizando como suporte as teorias desenvolvidas pelos seguintes autores: Harasim (2005), Mattar (2012), Palloff e Pratt (2004), Silva (2010) e Behar (2009), Moore (2010), Kenski (2012), Belinski (2009), Torres (2003), Vaillant (2012). O curso online foi desenvolvido na plataforma Eureka, um Ambiente Virtual de Aprendizagem. A pesquisa realizada é exploratória, qualitativa e executada em cinco salas virtuais. A seguinte metodologia foi utilizada: a) acesso ao Plano de Trabalho; b) Expansão do conteúdo de cada Unidade de Ensino; c) Expansão de cada Atividade das Unidades de Ensino; d) Abertura de arquivos e checagem dos conteúdos; e) Acompanhamento dos Chats, Fóruns e troca de mensagens. Para chancelar a análise um Quadro de checagem da teoria utilizada foi elaborado. A análise apurou aspectos relevantes como: importância do Fórum como estratégia de integração e ambientação, além das trocas de mensagens, conteúdos apropriados, reconhecimento de diferenças regionais na temática do curso, uma prévia ambientação além de feedback positivo por parte dos participantes quanto ao conteúdo apropriado e estratégias de desenvolvimento do curso online. Os aspectos negativos foram a aplicação dos Chats e a falta de feedback de alguns professores.
PALAVRAS-CHAVE
Avaliação. AVA. Estratégia. Curso online. Educação a Distância.
RÉSUMÉ
Cet article est un extrait d'un Mémoire de maîtrise et a pour objectif de décrire l'évaluation réalisée dans une structure d'un cours en ligne, ainsi que d'identifier les meilleures stratégies, en utilisant comme support les théories développées par les auteurs suivants: Harasim (2005), Mattar (2012) , Palloff et Pratt (2004), Silva (2010) et Behar (2009), Moore (2010), Kenski (2012), Belinski (2009), Torres (2003), Vaillant (2012). Le cours en ligne a été développé à la plate-forme Eureka, un environnement virtuel d'apprentissage. La recherche réalisée est exploratoire, qualitative et effectuée sur cinq salles virtuelles. La méthodologie suivante a été utilisée: a) Accès au Plan de Travail; b) Expansion du contenu de chaque Unité d'Enseignement; c) Expansion de chaque Activité d'Unités d'Enseignement; d) Ouverture de fichiers et vérification des contenus; e) Accompagnement des chats, des forums et échange de messages. Un cadre de vérification de la théorie utilisée a été élaboré pour autentifier l'analyse. L'analyse a identifié des aspects pertinents comme: l’importance du Forum comme une stratégie d'intégration et d'adaptation, en plus de l'échange de messages, des contenus appropriés, la reconnaissance des différences régionales dans le thème du cours, une adaptation préalable en plus d’un feedback positif de la part des participants en ce qui concerne le contenu approprié et les stratégies de développement du cours en ligne. Les aspects négatifs ont été l'application des chats et de l'absence de feedback de certains enseignants.
MOTS-CLÉS
Évaluation. AVA. Stratégie. Cours en ligne. Éducation à Distance.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo tem o propósito de descrever a avaliação da estrutura de um curso online desenvolvido na plataforma Eureka da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no ano de 2012, e o objetivo é identificar os aspectos e estratégias relevantes durante a realização do curso apontada pelos participantes, bem como da pertinência dos conteúdos apresentados pelos professores aos alunos no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
O curso em análise foi desenvolvido e composto por cinco salas virtuais e o primeiro momento foi o de realização de um Fórum de ambientação.
Ao final do curso um último Fórum foi aplicado com a intenção de obter dos participantes as manifestações de satisfação ou insatisfação, bem como para a apresentação de sugestões para aprimoramento em cursos online no futuro.

2. DESENVOLVIMENTO

As atividades iniciais do curso online foram marcadas pela ambientação ao sistema Eureka e pela realização de um Fórum inicial para cada uma das cinco salas virtuais. Muitas atividades marcaram o primeiro momento, como por exemplo, enviar uma mensagem de boas vindas a todos os participantes do curso, via e-mail, e, além de participar do Fórum os alunos também deveriam postar materiais na pasta da sala, bem como efetuar a postagem de links de acordo com a orientação contida nas duas Unidades iniciais.
Nesse sentido é importante o que apontam Palloff e Pratt (2004, p. 107) que acreditam que:
[...] a primeira semana de um curso on-line deve ser utilizada para as atividades de construção da comunidade, tais como o envio de apresentações pessoais e dados biográficos, discussão de objetivos de aprendizagem e das diretrizes do curso. Isso estabelece o ambiente adequado para o curso on-line, antecipa aos alunos o que acontecerá no curso durante o semestre, ajudando-os a desenvolver expectativas realistas sobre o tempo que precisarão dedicar ao curso.

Diante destas considerações iniciais apresentamos a seguir um Quadro no qual estão identificadas todas as Unidades do curso online.
Quadro 1 – Estrutura do curso online
Unidade 01
Informações Básicas
Unidade 02
Fórum de Ambientação e Integração
Unidade 03
Atendimento pedagógico educacional do escolar em tratamento de saúde
Unidade 04
Políticas Públicas Educacionais voltadas ao escolar em tratamento de saúde
Unidade 05
Mudança de Paradigmas na educação e na saúde
Unidade 06
Educação e Saúde: cuidados básicos do professor no atendimento pedagógico
Unidade 07
SAREH – Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar
Unidade 08
Escolarização hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar – SME
Unidade 09
Contação de história
Unidade 10
Múltiplas linguagens
Unidade 11
Portfólio
Unidade 12
Fórum: Seminário final
Fonte: os autores 2013.

Os conteúdos são essenciais na educação à distância e devem ser preparados pelos próprios professores com o objetivo de se evitar a utilização de materiais elaborados por conteudistas. Mattar (2012) ressaltada que tal condição pode levar a situações embaraçosas e que causam desconforto ao Moderador. Para Behar (2009, p. 27), o conteúdo é “o que” será trabalhado. A autora salienta que este pode ser desde um simples material instrucional, páginas da Web, objetos de aprendizagem e algumas vezes um software. Se junta a estes fatores o design do material, além de aspectos pedagógicos, se é motivador e interativo e a disponibilização dos materiais. Não bastam trazer do ensino presencial os conteúdos, pois, não há como transferir uma proposta do presencial para o virtual Behar et al (2009); Palloff e Pratt (2004) e, Silva (2010, p. 215) que salienta: “O professor precisará estar em sintonia com o desenho didático do curso para não subutilizá-lo e, a partir dele, formar e educar”.
A estruturação e a ordem de apresentação dos conteúdos tornam-se, desta forma, fator de sucesso e bom desenvolvimento por parte dos alunos. Para extração dos dados do Plano de Trabalho do AVA foi estabelecido o seguinte método: a) acesso ao Plano de Trabalho; b) Expansão do conteúdo de cada Unidade de Ensino; c) Expansão de cada Atividade das Unidades de ensino; d) abertura de arquivos e checagem dos conteúdos; e) acompanhamento dos Chats, Fóruns e troca de mensagens[3].
Visto que as atividades iniciais foram de Ambientação vamos a partir de agora nos ater às Unidades.
A Unidade 03 (U03): o professor utilizou oito vídeos e a leitura de cinco frases de autoria de Paulo Freire. Após isto o aluno é convidado a elaborar um conceito inicial sobre o atendimento pedagógico a escolares em tratamento de saúde; em seguida deverá enviar o arquivo salvo clicando em “Enviar Trabalho”; além do material para leitura, conteúdo em Power Point, seria utilizado durante a realizado de um Chat.
Quanto ao Chat é relevante o que descreve Mattar (2012, p. 119): “Entretanto, é muito interessante que sejam propostos, antes dos Chat, alguns temas, textos para leitura, links, vídeos, etc., para que os participantes cheguem preparados para o debate”.
A Unidade 04 (U04): denominada “Políticas Públicas Educacionais voltadas ao escolar em tratamento de saúde”, é composta por duas atividades. Nesta Unidade os professores utilizaram apresentação em Power Point, com 56 lâminas e um vídeo, além de um artigo.
Para tal foi solicitado aos alunos que realizassem a leitura do artigo e do conteúdo da apresentação e, também, assistir ao vídeo. Após a realização destas tarefas os alunos deveriam elaborar um parágrafo, até cinco linhas, a respeito das Políticas Públicas voltadas para a Educação Hospitalar, no Brasil ou no seu Estado. Após esta etapa os alunos deveriam socializar com seus colegas por intermédio de um Fórum.
A Unidade 05 (U05). Esta Unidade com o tema “Mudanças de Paradigmas na Educação e na Saúde” tem por objetivo desenvolver o senso crítico do aluno situando-o no ambiente complexo em que vivemos nas últimas décadas do século XX e início do XXI e que exigirá destes profissionais uma reflexão para a prática de novas abordagens de forma inovadora e adaptada aos alunos em tratamento de saúde em hospitais e/ou domicílio.
O desenvolvimento da Unidade exigiu a leitura de um texto, assistir a um vídeo e, após isto, a apresentação de um texto em que o aluno/professor deveria estar relatando uma experiência que pode ser considerada inovadora na prática de atendimento escolar hospitalar.
Para desenvolvimento da Unidade 06 (U06) intitulada “Educação e saúde: cuidados básicos do professor no atendimento pedagógico”, compostas por duas atividades foram propostos: a leitura de um artigo destacando a relevância do professor no contexto hospitalar, assistir a seis vídeos relacionados à temática e um vídeo de boas vindas. Durante o Fórum, além de realizar um comentário sobre a atividade desta Unidade de ensino estariam respondendo a questionamentos do professor.
A Unidade 07 (U07), intitulada “Conhecendo o SAREH – Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar”.
As atividades a realizar foram: leitura de um texto e de uma apresentação em Power Point, além de links de atividades relacionadas à legislação. Além destes elementos foram disponibilizados links de uma webconferência disponível no site da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, com duração de 46’ (minutos) e o segundo link apontando para um vídeo disponível no site do YouTube.
Como atividade complementar os alunos/professores deveriam, após assistir aos vídeos e a realização das leituras apresentar um texto com relato de uma experiência no atendimento ao escolar em tratamento de saúde.
A Unidade 08 (U08) foi intitulada “Escolarização Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar”.
O objetivo desta Unidade foi conduzir o aluno/professor à compreensão do que é realizado pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.
Foram disponibilizados vídeos, além de diversos textos pertinentes à escolarização hospitalar, política do atendimento pedagógico domiciliar, orientações a este atendimento e aspectos legais com destaque para a legislação que apoia esta atividade.
A Unidade 09 (U09) trouxe ao contexto um aspecto que tem permeado a história da humanidade: a Contação de História. Durante esta Unidade os participantes foram convidados a destacar a importância da Contação de História na formação do indivíduo no processo de ensino e aprendizagem durante o tratamento de saúde[4].
Um texto e um link foram utilizamos como material de apoio.
A professora/tutora apresentou diversos links de filmes e de campanhas publicitárias para orientar o aluno/professor em formação continuada quanto à pertinência do assunto desta Unidade.
A Unidade 10 (U10), com o título “Múltiplas Linguagens” teve como objetivo dar subsídios teóricos a respeito do tema objetivando a reflexão sobre a importância desta temática para aplicação aos escolares em tratamento de saúde.
Assim, foram apresentados dois textos e um link, sendo que os alunos/professores deveriam escolher um dos textos, acessar ao link de um vídeo, apresentar um link criativo, também de um vídeo, e participar do Fórum pertinente à temática.
Unidade 11 (U11) com o tema “Portfólio Digital” teve como objetivo o seguinte: orientar o aluno/professor sobre como deveria elaborar o seu Portfólio Digital, sendo este elemento da avaliação do curso. Acrescido a estas atividades foi proposta a realização de um Chat com participação não obrigatória.
A Unidade 12 (U12) foi organizada com o propósito de realização de um “Seminário de Debate Coletivo sobre o Curso Online”, com a intenção de obter, em um último momento de interação, as impressões, positivas ou negativas dos alunos/professores, além de haver a solicitação de apresentação de sugestões, é solicitado, também, que o participante deixe uma mensagem a todos que compartilharam este espaço virtual, podendo ainda, interagir com os demais.
E para comprovar se as estratégias e conteúdos foram de encontro às afirmações de autores já consagrados adicionamos abaixo o Quadro 2 que servirá para a verificação da relevância dos conteúdos e estratégias elencadas pelos professores do curso online.
Quadro 2 – Checando as recomendações dos autores citados.
Aspecto relevante
Autor
Elemento teórico citado

O início dos trabalhos

Harasim (2005)
“o professor precisa determinar de que tipo de treinamento os alunos precisam – se deve começar o trabalho em grupo ou aos poucos implementá-lo”.

O professor deve elaborar as atividades

Mattar (2012),
“o professor de EaD deve também elaborar o design das atividades que utilizará com os alunos. Em termos gerais as atividades podem ser divididas em síncronas e assíncronas”.

Reconhecer o modo diferente do ensino online

Pallof e Pratt (2004)
“reconhecer os modos diferentes pelos quais os alunos podem responder às técnicas de ensino on-line e estar sensível às barreiras culturais e aos obstáculos são outros meios de fazer com que a sala de aula on-line se torne mais aberta a diferentes culturas”.

Sintonia com a estrutura da plataforma utilizada

Silva (2010)
“o professor precisará estar em sintonia com o desenho didático do curso para não subutilizá-lo e, a partir dele, formar e educar”.


Conteúdo apropriado ao ambiente

Behar (2009)
“não transferir o conteúdo do ensino presencial para o virtual, simplesmente”.
Fonte: os autores 2013.
Uma das ações determinantes para o sucesso do curso online foi o primeiro momento ocorrido durante o Fórum de ambientação. Uma acentuada participação de todos os envolvidos no curso resultou em 1121 ações de interação. Os diálogos textuais apresentavam mensagens de apresentação pessoal e de experiencias profissionais e até mesmo pessoais. Isto tornou o ambiente cordial e provocou ao longo do curso um alto índice de participação em todos os Fóruns realizados.
Os processos interacionais são originados quando os alunos virtuais são chamados a refletir e, esta é uma qualidade fundamental aos participantes de um curso online visto que a estes será solicitada a participação em Fóruns ou Chats em momentos específicos e para o início de uma destas atividades, quase sempre, os professores/tutores utilizam um texto, um vídeo, ou mesmo uma mensagem instigante, para dar início à tarefa. Palloff e Pratt (2004, p. 32) entendem que: “O fato de apenas pedir aos alunos para responderem às questões de discussão e às mensagens de seus colegas é o suficiente para dar início ao processo de reflexão”; já Moore (2010, p. 152-153), nos apresenta três tipos de interação distintos que podem caracterizar-se como: aluno/conteúdo, aluno/instrutor e aluno/aluno; Kenski (2012, p. 120), nos apresenta uma interessante reflexão de Amir Klink quanto a este aspecto: “Sem a interação e a colaboração permanente das pessoas, o navegador jamais conseguiria levar adiante seus audaciosos projetos”; Belinski (2009, p. 92-93) destaca com relação ao aluno: “O importante é planejar como será a interação, se mais constante ou pontual. Para o aluno é importante criar um sentimento de pertencer a um grupo, principalmente em cursos mais longos, como uma graduação de quatro anos”. Já Torres (2003, p. 36-37) destaca a importância do trabalho colaborativo para a educação à distância e aponta que há inúmeras soluções pedagógicas que podem auxiliar na superação do paradigma do trabalho individualizado. Salienta que as soluções online visam à construção do saber no grupo ou no indivíduo quando destinado a neutralizar a redução do distanciamento físico e temporal. Um Fórum é uma das ferramentas mais adequadas para dialogar em um ambiente online.
Segundo Vaillant (2012, p. 210), “a comunicação assincrônica através do fórum de discussão foi a que mais atenção recebeu de pesquisadores”. Não poderia ser diferente nos Fóruns propostos para os profissionais neste curso online.
E a estratégia de explorar os Fóruns durante o transcorrer do curso gerou confiança nos participantes, estimulou o diálogo textual e aumentou a amplitude do relacionamento virtual que deve permear um curso online.

3. CONSIDERAÇÕES

Podemos considerar que elementos de importância fundamental foram alcançados como: conteúdo elaborado/organizado pelos professores/tutores, a sintonia dos conteúdos com a proposta do Curso, reconhecimento das diferenças culturais regionais entendendo que não ha apropriação de uma ação específica já realizada em um estado brasileiro como modelo, o início com a participação de todos no reconhecimento do ambiente virtual e de um Fórum inicial de socialização.           
Outros pontos importantes ao longo do Curso Online foram as atividades realizadas com o apoio de Fóruns e Chats. Nestes espaços de comunicação assíncrona e síncrona é que ocorreram momentos relevantes, sendo possível, perceber nas participações dos alunos/professores e dos professores/tutores uma enorme vontade para interagir trocando experiências pessoais e profissionais em um campo de atuação específico e que se desenvolve em um ambiente dinâmico onde as exigências profissionais e de equilíbrio pessoal são fundamentais. E as melhores estratégias foram as aplicações de fóruns e a disponibilização de vídeos e a aplicação do portfólio. As que obtiveram mais considerações negativas foram o Chat e as eventuais faltas em devolutivas por parte dos professores/tutores, apontadas que foram pelos alunos/professores.
Quanto às negativas pertinentes aos Chats é cabível esclarecer que se deveu em alguns casos à falta de familiaridade/habilidade do participante com a dinâmica ocorrida nestes momentos; a rolagem da caixa de diálogos gera dificuldades de leitura e reflexão para alguns dos envolvidos no processo.
Abaixo apresentamos o Quadro 3 no qual é possível perceber o grau de satisfação/insatisfação dos alunos/professores que participaram do curso online e que comprova a pertinência dos conteúdos abordados, a interação e compartilhamento.
Quadro 3 – Checando as manifestações dos participantes[5]
Identificação do aluno/professor
Manifestação
A11
O curso teve uma boa organização. Ensinou-nos a lidar com as ferramentas da internet, para depois adentrar ao assunto propriamente do curso.
A48
A participação e a interação com vários colegas e tutores foi um dos fatores relevantes que promoveram trocas de informações e conhecimentos que poderão ser utilizados em nosso cotidiano. O material do curso foi muito bem escolhido e o atendimento às nossas solicitações foi relevante e prontamente atendido.
B43
Com relação a impressão sobre o curso considero que teve somente pontos positivos, porque às leituras que realizei foram muito relevantes, pois os conteúdos dos documentos encaminhados eram de teor crítico e reflexivo, que proporcionaram aprofundar meus conhecimentos, bem como, perceber com as trocas realizadas que não estou sozinha nas dificuldades e anseios. O que me agradou desde o inicio foi a relação humana dos moderadores com os cursistas, pois quando eu entrava no EUREKA para acessar o plano de estudo, os e-mails, eu me sentia em casa, pelo cuidado e atenção com que haviam elaborado a unidade, e também nas mensagens enviadas [...].
C2
As atividades propostas tiveram uma sequência lógica, proporcionando um aprofundamento teórico necessário, principalmente em nosso campo de ensino – Educação Hospitalar. Os materiais postados como suporte à leitura e os vídeos também, tiveram uma riqueza tanto em conteúdo, quanto nas mensagens de força, perseverança no dia a dia de nosso trabalho.
D10
A equipe muito organizada, a começar pelo 1° vídeo de apresentação das tutoras que se fizeram presentes durante todo o tempo. Os materiais são ótimos, como sou tutora em EAD, aproveitei muitos deles, e guardei todo o material para futuros trabalhos. [...] Outro diferencial nesta formação continuada, são as oportunidades de publicações que foram dadas aos cursistas! Enfim, o conteúdo estava sob medida, as estratégias utilizadas foram diversificadas e os tutores de alto nível de conhecimento.
E32
Os textos, os vídeos, as trocas de experiência através dos fóruns e chats, enfim, todo o material disponibilizado e a metodologia empregada contribuíram para a aquisição de novos conhecimentos que, com certeza, farão a diferença no meu desempenho profissional.
D24
Senti falta das devolutivas referentes às tarefas entregues por parte de alguns professores, creio que poderia ter acontecido.
D3
Poucos professores responderam as atividades, pastas, portfólio. Os chats foram pouco acessados e a troca bem restrita. Os orientadores poderiam comentar as publicações do fórum com perguntas provocativas para respostas mais aprofundadas.
Fonte: os autores 2013.
Diante das manifestações e da checagem do que foi aplicado no curso online e do que os autores citados enfatizam, é possível afirmar que houve a realização de um curso online pertinente, com temática apropriada e inserida de forma específica em um cenário de atuação único, a atividade de apoio ao escolar hospitalizado e/ou em tratamento de saúde em domicilio.

REFERÊNCIAS

BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BELINSKI, Ricardo. Suporte ao aluno. Curitiba: IESDE, 2009.

HARASIM, Linda [et al]. Redes de aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem on-line. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

MATOS, E.L.M.; MUGIATTI, M.T.F. Pedagogia Hospitalar. Curitiba: Campagnat, 2001.

MOORE, Michael G. Educação a Distância: Uma Visão Integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

PALLOFF, Rena M. PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SIEVERT, G. L. Formação online para professores que atuam com alunos em tratamento de saúde. Orientadora: Elizete Lúcia Moreira Matos. Curitiba: PUCPR, 2013.
SILVA, Marco. PESCE, Lucila. ZUIN, Antônio (Ogs.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicos. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010.

TORRES, Patricia Lupion. Pioneirismo em educação a distância. Natal, RN: CEFET, 2003.

VAILLANT, Denise. MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.




[1] Mestre em Educação pelo Programada de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Especialista em Formação Pedagógica do Professor Universitário; Especialista em Formação Estratégica de Custos e Preços; Administrador de Empresas; Professor Universitário.
[2] Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Mestre em Educação pela Universidade Católica do Paraná-PUCPR, Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e Recursos Humanos pela PUCPR, Coordenadora dos cursos de Especialização em Formação Pedagógica do Professor Universitário, Pedagogia Hospitalar e Tecnologias Educacionais e professora titular da PUCPR. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do curso de Pedagogia.
[3] Método para extração de dados em ambientes virtuais (fóruns) desenvolvida por Sievert (2013).
[4] Para conhecer outros projetos específicos e aplicados na cidade de Curitiba, PR, Brasil, consultar Matos e Mugiatti (2001).
[5] Os códigos de identificação dos alunos/professores foram mantidos de acordo com o conteúdo original constante em: SIEVERT, G. L. Formação online para professores que atuam com alunos em tratamento de saúde. Orientadora: Elizete Lúcia Moreira Matos. Curitiba: PUCPR, 2013.


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